Oferecemos serviços de manipulação veterinária com expertise e cuidado, garantindo a personalização precisa de medicamentos para atender às necessidades individuais de cada animal, promovendo sua saúde e felicidade.
Alopatia
Alopatia é um termo que o médico Samuel Hahnemann, considerado o Pai da Homeopatia, cunhou para se referir ao princípio de tratar as doenças pela base terapêutica “Contraria Contrariis Curantur” (contrários são curados por contrários). Ou seja, esta medicina tradicional consiste em utlizar medicamentos (drogas, vacinas, soros, antibióticos, etc.) que irão produzir no organismo debilitado reação oposta aos sintomas a fim de diminuí-los ou neutralizá-los.
Christian Friedrich Samuel Hahnemann (Meissen, Saxônia, 10 de Abril de 1755 – Paris, 2 de julho de 1843) foi o fundador da homeopatia em 1779.Embora considerado bom médico, Hahnemann estava desiludido com a pouca eficácia dos métodos terapêuticos usados na época.
Em 1790, traduziu o tratado Matéria Médica, do inglês Willian Cullen, que relatava as propriedades curativas da Chinchona officinalis, ou quinina, contra a malária. Intrigado, Hahnemann testou em si mesmo a substância e desenvolveu sintomas semelhantes aos da doença. Subitamente, tomou consciência do que ocorrera: quinina acarretava sintomas semelhantes aos apresentados pela enfermidade que curava.
Hahnemann experimentou outras drogas como beladona, mercúrio, digital, ópio, arsênico e diversos medicamentos de uso corrente na época. Os testes confirmaram sua teoria. Cada remédio provocava uma doença similar àquela para a qual era ordinariamente receitado. Similia similibus curantur ou “semelhante cura semelhante”. Hahnemann desvendara assim o princípio da homeopatia.
Homeopatia
Christian Friedrich Samuel Hahnemann (Meissen, Saxônia, 10 de Abril de 1755 – Paris, 2 de julho de 1843) foi o fundador da homeopatia em 1779.
Embora considerado bom médico, Hahnemann estava desiludido com a pouca eficácia dos métodos terapêuticos usados na época.
Em 1790, traduziu o tratado Matéria Médica, do inglês Willian Cullen, que relatava as propriedades curativas da Chinchona officinalis, ou quinina, contra a malária. Intrigado, Hahnemann testou em si mesmo a substância e desenvolveu sintomas semelhantes aos da doença. Subitamente, tomou consciência do que ocorrera: quinina acarretava sintomas semelhantes aos apresentados pela enfermidade que curava.
Hahnemann experimentou outras drogas como beladona, mercúrio, digital, ópio, arsênico e diversos medicamentos de uso corrente na época. Os testes confirmaram sua teoria. Cada remédio provocava uma doença similar àquela para a qual era ordinariamente receitado.
Similia similibus curantur ou “semelhante cura semelhante”. Hahnemann desvendara assim o princípio da homeopatia.
Aromaterapia
A Aromaterapia é um ramo da medicina fitoterápica, que utiliza as propriedades de óleos essenciais como tratamento alternativo, preventivo e curativo.
Diversas civilizações antigas, como Egito, China, Índia, Grécia e Roma, fizeram uso das propriedades medicinais das plantas através de cosméticos, chás, banhos, óleos, incensos, etc.
O termo “Aromaterapia” foi criado pelo químico francês René Gattefosse, que descobriu os poderes curativos do óleo de lavanda quando queimou as mãos no seu laboratório de perfumes e, para tentar aliviar a dor, ele usou sobre a queimadora um pouco de óleo de lavanda. René se impressionou com o resultado imediato e benéficos de cura e sem infecções.
Os óleos essenciais são substâncias aromáticas extraídas, principalmente, por destilação das folhas, cascas, rizomas, caules e sementes de plantas aromáticas. Os principios ativos contidos em cada óleo essencial possuem efeitos farmacológicos e que atuam sobre o sistema imunológico, cardiovascular, respiratório, linfático e geniturinário, etc.
No nível psicológico, a Aromaterapia equilibra a mente e as emoções, ajudando a restabelecer a harmonia do todo. Através da inalação ou absorção, o óleo essencial promove um tratamento natural e com efeitos imediatos de equilibrio emocional e fisiológico.
Rene-Maurice Gattefossé
Engenheiro químico francês (1881-1950), é considerado o fundador da aromaterapia. Em 1910, após o tratamento alopático disponível na época ter falhado para tratar um grave ferimento que ele sofrera em seu laboratório, começou a se tratar com lavanda e isso o levou a se dedicar aos óleos essenciais pelo resto de sua vida.
Floral de Bach
Os Florais de Bach foram criados na década de 30 pelo médico inglês Edward Bach, que era imunologista, bacteriologista, homeopata e pesquisador. Ao todo, há 38 essências de plantas e florais que não interagem ou interferem no tratamento homeopático ou alopático e cada floral é indicado a uma emoção específica. A finalidade básica da Terapia Floral é harmonizar as emoções e reequilibrar o comportamento e temperamento que causam algum tipo de transtorno. Para o Dr. Bach, as doenças físicas têm uma origem nas emoções e que, mais importante do que tratar somente os sintomas do paciente, é necessário detectar a causa emocional que desencadeou o processo.
Os animais também têm experiências e emoções que determinam sua personalidade e comportamento e eles respondem à energia contidas nas flores da mesma forma como os seres humanos.
Os Florais de Bach é um caminho natural para manter os animais saudáveis e equilibrados todos os dias e são indicados, especialmente, em casos de: traumas, agressividade, depressão, ansiedade, maus-tratos, medo, adaptação ao novo ambiente e à perda e medo de barulho (trovões, fogos de artifício, etc.)
Animais que podem usar os Florais de Bach: Cães; Gatos; Cavalos; Vacas; Coelhos; Peixes; e Pássaros
• Importante ressaltar que a Terapia Floral NÃO substitui o tratamento protocolado pelo médico veterinário, pois diversos problemas são fisiólogicos e assistência veterinária é essencial e de fundamental importância. A consulta com o médico veterinário é indispensávem e os florias de bach podem ser utilizados de forma conjunta para acelerar o processo de cura.
Edward Bach
Edward Bach (Moseley, Birmingham, 24 de setembro de 1886 — Sotwell, South Oxfordshire, 27 de novembro de 1936) foi um médico britânico, desenvolveu as essências florais de Bach, uma forma de medicina alternativa inspirada em clássicas tradições homeopáticas.
Fitoterapia
Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.
Deve-se observar que a definição de medicamento fitoterápico é diferente de fitoterapia pois não engloba o uso popular das plantas em si, mas sim seus extratos. Os medicamentos fitoterápicos são preparações elaboradas por técnicas de farmácia, além de serem produtos industrializados.