Não abandone e nem sacrifique o animal com suspeita do fungo, pois a Esporotricose tem cura. Procure um médico veterinário! Com cuidado e tratamento dedicado, a esporotricose em felinos pode ser vencida, trazendo alívio e saúde para os nossos adorados pets.
Esporotricose
A esporotricose é uma micose profunda provocada por fungos da família Sporothrix – encontrados na terra e em materiais em decomposição, como madeiras, galhos, folhas – e pode afetar animais e humanos. A doença se manifesta quando há contato dos fungos com partes mais profundas da pele, por meio de um corte. Também conhecida como “doença de jardineiro” ou “doença da roseira” – porque era registrada somente em zonas rurais e em pessoas que lidavam diretamente com plantas ou terra –, passou a assumir outro perfil, especialmente em Regiões Metropolitanas, sendo hoje transmitida por gatos.
Que cuidados podem evitar a transmissão?
Uma boa limpeza do ambiente pode ajudar a reduzir a quantidade de fungos no local e, assim, novas contaminações. É também importante não manusear demais o animal. Ao cuidar do animal, use sempre luvas e depois lave bem as mãos. Em caso de morte dos animais doentes, os corpos devem ser cremados (incinerados) e não enterrados, para evitar que o fungo se espalhe pelo solo.
Lesões
No homem o início da lesão é avermelhada e causa dor, podendo evoluir para um nódulo e abrir uma ferida. Nos gatos, os sinais e sintomas da esporotricose variam. Os sinais mais observados são as feridas profundas na pele, geralmente com sangue e/ou pus, que não cicatrizam.
Lesões
No homem o início da lesão é avermelhada e causa dor, podendo evoluir para um nódulo e abrir uma ferida. Nos felinos, as feridas não cicatrizam, podendo até se espalhar pelo corpo.
Diagnóstico
No Estado do Rio de Janeiro os seguintes locais fazem diagnóstico e tratamento para a Esporotricose.
-
- Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Mársico Filho (HUVET-UFF)
Endereço: Avenida Almirante Ary Parreiras, 507 – Santa Rosa, Niterói (RJ) - Unidade de Diagnóstico em Esporotricose Animal
Endereço: Horto Florestal do Barreto – Avenida Palmier, s/n.º – Barreto, Niterói (RJ)
Contatos: (21) 3714-2832 - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)
Endereço: Avenida Brasil, 4.365 – Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Contatos: (21) 3865-9553
- Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Mársico Filho (HUVET-UFF)
Clique aqui e solicite um orçamento para tratamento e cura da Esporotricose.