ALOPATIA
HOMEOPATIA
FLORAIS
AROMATERAPIA

Alopatia

Homeopatia

Florais

Aromaterapia

gallery/nada
gallery/nada
gallery/nada

Samuel Hahnemann

gallery/samuca

Alopatia

 

Alopatia é um termo que o médico Samuel Hahnemann, considerado o Pai da Homeopatia, cunhou para se referir ao princípio de tratar as doenças pela base terapêutica "Contraria Contrariis Curantur" (contrários são curados por contrários). Ou seja, esta medicina tradicional consiste em utlizar medicamentos (drogas, vacinas, soros, antibióticos, etc.) que irão produzir no organismo debilitado reação oposta aos sintomas a fim de diminuí-los ou neutralizá-los. 

 

Samuel Hahnemann

Christian Friedrich Samuel Hahnemann (Meissen, Saxônia, 10 de Abril de 1755 - Paris, 2 de julho de 1843) foi o fundador da homeopatia em 1779.Embora considerado bom médico, Hahnemann estava desiludido com a pouca eficácia dos métodos terapêuticos usados na época. Em 1790, traduziu o tratado Matéria Médica, do inglês Willian Cullen, que relatava as propriedades curativas da Chinchona officinalis, ou quinina, contra a malária. Intrigado, Hahnemann testou em si mesmo a substância e desenvolveu sintomas semelhantes aos da doença. Subitamente, tomou consciência do que ocorrera: quinina acarretava sintomas semelhantes aos apresentados pela enfermidade que curava.

gallery/nada
gallery/nada

Hahnemann experimentou outras drogas como beladona, mercúrio, digital, ópio, arsênico e diversos medicamentos de uso corrente na época. Os testes confirmaram sua teoria. Cada remédio provocava uma doença similar àquela para a qual era ordinariamente receitado. Similia similibus curantur ou “semelhante cura semelhante”. Hahnemann desvendara assim o princípio da homeopatia.